Arrancamento de Penas
Aves de companhia estão suscetíveis a várias doenças, entre elas, uma que causa grande transtorno para a ave e seus proprietários é o debicamento de penas e Auto-mutilação.
Existem diversos motivos para que este debicamento ocorra, desde ectoparasitas como os carrapatos, ácaros e piolhos, até o estresse e o manejo inadequado. É importante para o tratamento que se avalie muito bem as condições que a ave esta sendo mantida.
Psitacídeos são em sua maioria aves que necessitam de muita atenção, mudanças na rotina da ave pode causar estresse comportamental se refletindo em debicamento das penas ou dos membros, causando automutilação.
O tratamento se inicia com uma boa anamnese, e um acompanhamento de um veterinário especializado que vai avaliar a melhor conduta a ser tomada para o tratamento, verminoses e ectoparasitas devem ser tratados pelo médico veterinário, cuidado com a auto medicação para esses animais existem doses especificas dos medicamento indicados para o tratamento, e somente o médico veterinário saberá aplicar com segurança, sem intoxicar o animal.
Os medicamento variam desde anti parasitários até medicações ansiolíticas para controlar o comportamento do animal
Esta doença é uma das mais difíceis de ser tratada, pois o tratamento envolve não somente os medicamentos, mas também a colaboração dos proprietários para que consiga suprir as carências da ave, diminuindo assim o estresse causado
Dicas :
- Mantenha sempre uma alimentação saudável para a ave, e evite alimentos gordurosos ou que não façam parte da dieta da ave
- A higienização da gaiola e dos acessórios da ave previne o surgimento de ácaros, piolhos e carrapatos,
- Não tente o tratamento, aos primeiros sinais da doença consulte um médico veterinário especializado no tratamento destes animais.
Faça sempre uma avaliação da sua ave, conhecer o histórico do animal e fundamental.
Justiniano Proença Filho
CRMV: 26087