Cuidados com seu coelho!

26/03/2012 16:43

Cuidados com seu coelho.

Na sociedade esta cada vez mais comum a procura por esses animais, hoje muitas famílias escolhem o coelho como pet, não só por sua beleza, mas também pela ausência de ruídos e certa independência, porem, como qualquer outro animal requer uma serie de cuidados para que  se mantenha saudável.

Neste texto vou citar alguns dos principais cuidados que deve se ter para que seu pet se mantenha sempre bonito e saudável.

Alimentação:

O coelho não deve ser alimentado somente com ração específica, estes animais necessitam de uma alta quantidade de fibras em sua dieta e as rações existentes no mercado não proporcionam a quantidade suficiente de fibras para uma boa dieta, outro motivo para não se fornecer somente ração, é que estes animais possuem, crescimento dentário continuo, e a ração não é suficiente para o desgaste dos dentes, fique atento! Ofereça verduras frutas e legumes para seu coelho a dieta deve ser baseada em uma proporção de 70 a 80% de vegetais contra 30% a 20% de ração especifica para coelhos.

Ração:

Deve se procurar uma ração de boa qualidade para seu animal, procure evitar marcas especificas para animais de produção pois estas visam o ganho de peso o que não é interessante para seu pet.

Frutas, verduras e legumes.

Procure se informar com um veterinário competente quais os vegetais mais indicados para seu animal, nem todos os vegetais são indicados!

Cuidados com o manejo:

Um dos grandes problemas dos coelhos, é a impactação do trato gastrointestinal por bolas de pelos (tricobesoar) diferentemente dos gatos, os coelhos não são capazes de expelir os pelos que ele ingere durante as suas limpezas, quando ingerido em alta quantidade, os pelos formam uma espécie de malha na saída do estomago para o intestino impedindo a passagem de alimento causando então uma estase do trato gastrointestinal podendo levar o animal a óbito em seu estado mais grave.

Para prevenir que isto aconteça o melhor método é a prevenção com escovações diárias, existem alguns produtos que ajudam na prevenção, porem seu uso só deve ser com recomendação de um veterinário.

Outro grande problema que afeta nossos queridos lagomorfos (não, coelhos não são roedores) e o desgaste desigual dos seus dentes.

Coelhos possuem crescimento dentário continuo, ou seja seus dentes não param de crescer, por isso precisam estar sempre roendo materiais duros para realizar o desgaste, com o tempo esse desgaste pode ser desigual devido ao movimento da mastigação e causa a formação de pontas dentárias, que podem lesionar a mucosa oral, causando extrema dor para o animal e levando este a anorexia, quando isto acontece deve se levar imediatamente o seu animal a um veterinário especializado, para que se possa realizar o desgaste cirúrgico da arcada dentária, não esqueça que seu coelho não possui apenas os dentes incisivos que vemos quando ele abre a boca, mas também possui  os grupos de molares e pré molares, que por sua anatomia, não são visíveis sem o auxílio de aparelhos como o otoscópio ou radigraficamente.

Sempre mantenha seu animal supervisionado quando estiver solto:

Coelhos são animais bastante curiosos e tem o hábito de roer tudo que esteja ao seu alcance, portanto sempre mantenha fios elétricos e materiais tóxicos devidamente afastado de seu animal.

Dicas:

- Escove sempre seu coelho!

- Mantenha uma dieta saudável!

- fique atento, quando houver algum sinal diferente,

- Fique atento a diarréias, corizas, secreções, perda de peso, e desidratação, na presença deste e de outros sintomas procure um veterinário da área de animais silvestres !

- Faça sempre um “check up”! nada melhor do que manter a saúde do seu animal sempre sobre observação!

 

                                                                                              Criado por: M.V Justiniano Proença Filho                                                                                                                                                                                     CRMV: 26.087